Grupo Santana

Palavra do Presidente

Minha convicção na capacidade de crescimento e desenvolvimento do Nordeste e a crença na sua gente são inabaláveis. Nasci e me criei no sertão do Seridó, em pleno semiárido nordestino. Convivi com as adversidades climáticas e sei o que faz o sertanejo forte e persistente, nas coisas que acredita.

Na minha atuação profissional, como gestor na área de desenvolvimento agropecuário, percebi que toda semente destinada ao plantio pelos pequenos agricultores do meu estado eram adquiridas do sul do país. Na minha concepção, isso comprometia o desenvolvimento da agricultura regional, uma vez que esse insumo não estava adequado à sua realidade. Então, me propus um desafio: porque não produzir no nordeste as sementes, de modo adequado às suas condições climáticas? Na época, fiz alguns levantamentos e concluí que havia disponibilidade de pesquisa e tecnologia de sementes, adaptadas às nossas condições de produção. Faltava colocar isso em prática.

Depois de muitos contatos, estudos e trabalho duro, em 1994 plantei o meu primeiro campo de sementes, devidamente registrado. Os resultados da empreitada confirmaram a viabilidade econômica da produção de sementes de variedades adaptadas às condições ambientais e à comercialização da região nordestina. Nascia assim a Santana Sementes, que desde então busca aliar inovação constante e capacidade produtiva. A confiança na pesquisa realizada pelas agências governamentais direciona sua atuação, que se dá em permanente parceria com a EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), com o IPA (Instituto de Pesquisa Agropecuária de Pernambuco) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Nos últimos anos a economia nordestina vem crescendo a taxas superiores à média nacional, resultado de um novo processo de desenvolvimento, completamente diverso de outros anteriores, pois o crescimento atual está ancorado no setor privado. O Grupo Santana participa desse processo, que, baseado no aproveitamento das potencialidades econômicas locais e na construção de uma agenda abrangente de políticas de desenvolvimento regional, já está resultando em melhores condições de vida para seu povo. Atuando onde o consumo mais cresce no país, a renda per capita aumenta mais rápido e a expansão econômica é maior, o Grupo Santana busca disponibilizar mais e melhores insumos para uma agricultura nordestina, forte e competitiva.

Ivanilson Araújo
Diretor Presidente

Institucional

Conheça o Grupo

Santana Sementes