É com muita satisfação que iniciamos o mês de Outubro com os atendimentos da Unidade Móvel de Saúde do Grupo Reviver, que trás o nome da idealizadora do Grupo Santana do RN, Savana Galvão Araújo Barbosa.

Essa importante iniciativa surgiu há três anos, quando Savana Galvão Araújo Barbosa iniciava uma luta contra o câncer de mama e abraçou a causa, tornando-se uma das fundadoras Grupo Reviver. Hoje, Savana é representada nesse projeto por sua irmã, Luanda Galvão Araújo Nunes, como Vice-Diretora Administrativa do Grupo Reviver.

O Grupo Reviver, instituição sem fins lucrativos, surgiu em outubro de 2012, com o objetivo de auxiliar na prevenção do câncer em mulheres com baixo nível de informações sobre a doença e acesso restrito à saúde pública. Atualmente, o grupo se mantém através de doações financeiras de pessoas físicas e jurídicas, bem como, de parcerias com o poder público. Hoje conta com o apoio de 320 contribuintes levando além da estrutura necessária, conforto, carinho e amor para quem enfrenta a doença.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas mulheres no diagnóstico do câncer de mama é o acesso à mamografia – exame de imagem que auxilia na identificação da doença. Diante disso e por ocasião do Outubro Rosa, desde a última quinta-feira (01/10), o Grupo Reviver promove um mutirão para realização de mamografias com sua unidade móvel em diversos pontos, tendo como meta atender à população da Região Metropolitana e Central da cidade do Natal e algumas regiões do interior do Estado.

É importante destacar os seguintes critérios: mulheres de 40 a 49 anos devem portar documento de identificação com foto, cartão SUS e requisição médica e mulheres de 50 a 69 anos devem levar documento de identificação com foto e cartão SUS. O mutirão acontece em parceria com a Liga Norte Rio-Grandense contra o Câncer, Assembléia Legislativa do RN – através da Assembléia Cidadã e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

Confira o calendário do mutirão de mamografias:

Horário: 7h30 às 17h
Dias 05 a 09 – Policlínica Municipal Zona Norte
Dias 12 a 16 – Unidade de Saúde de Nordelândia – Lagoa Azul, Zona Norte
Dias 19 a 23 – Policlínica da Cidade da Esperança
Dias 26 a 29 – Policlínica Zeca Passos na Ribeira