Os agricultores do Nordeste sempre aguardam a temporada chuvosa para iniciar o plantio. No Ceará, esse tempo chegou e o feijão e o milho já estão sendo plantados. A chuva tem aparecido com freqüência em Missão Velha, no sul do Ceará. Desde o início do ano, o acumulado é de 264 milímetros. Os agricultores estão esperançosos.

De acordo com a Ematerce, uma das principais culturas cultivadas na região é a de milho. Se continuar chovendo, a expectativa é que sejam colhidos quatro mil quilos do produto por hectare.

O agricultor Antônio Leite plantou milho em uma área de 20 hectares, a mesma do ano passado. “A expectativa é que no final de abril para maio a gente esteja com nossa safra segura. Então, quando for no comecinho de junho, a gente tenha um milho para ficar comendo e dar o sustento da família da gente também”, diz.

O agricultor Sebastião dos Santos, que investe no feijão, fez o plantio há 20 dias e está confiante. “Graças a Deus, eu sei que esse inverno vai ser bom. Não está juntando água, mas está molhado mesmo”, diz.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), a previsão é de que as chuvas no estado fiquem abaixo da média entre abril e junho. Nesses meses a média é de 311 milímetros.